domingo, 26 de janeiro de 2014

Plano de aula


Plano de aula






Componente Curricular: Língua Portuguesa

Nome das Professoras: Anay Bacelos Alves e Indara Barcelos Alves


Explorando o gênero dos mitos gregos para trabalhar a leitura e a escrita durante a alfabetização



Objetivos
 

  •   Ampliar o repertório de leituras literárias, focando em um gênero específico: os mitos
  •   Registrar informações sobre personagens da mitologia grega, selecionando as informações relevantes
  •   Ampliar os saberes sobre a linguagem escrita e as características de um texto descritivo


Conteúdos

  • Ler para divertir-se e ampliar conhecimentos sobre mitologia
  • Procedimentos escritores: ler, anotar, planejar, textualizar e revisar


Anos

  • 1º e 2º anos

Tempo estimado

  • Três aulas


Material necessário

  • Livros literários sobre mitologia grega

Desenvolvimento

  • 1ª aula
Construir um repertório de narrativas gregas para ajudar os alunos a compreender a estrutura narrativa dessas histórias, os personagens envolvidos e a genealogia entre os protagonistas. Para isso, organizar as crianças em roda e ler para elas os textos indicados no item material necessário ou outros títulos que tratem dessa temática.
Ser o escriba de um texto coletivo sobre os mitos gregos elaborado pelas crianças. Enquanto elas ditam, vamos escrever no quadro. Diga que relacionem os personagens uns com os outros (parentesco, etc.), bem como os tipos de personagem envolvidos nessas histórias, como deuses, heróis e monstros.


  • 2ª aula

Apresentar a proposta que começará na etapa seguinte: a produção de textos descritivos sobre os personagens da mitologia grega e a exposição desse material no mural da escola. Levantar os conhecimentos dos alunos sobre um texto descritivo e propor que pensem no personagem da mitologia grega que gostariam de descrever para que todos os visitantes do mural possam conhecer.


  • 3ª aula

Com base em todas as informações que as crianças têm sobre o personagem que escreveram, peça que façam um desenho sobre ele. Ele será usado para ilustrar o mural de descrições de personagens. Ler todas as descrições e registrar os aspectos que podem ser retomados pelo grupo em um momento de revisão. Enfim, chegar ao produto final: um mural de descrições de personagens da mitologia grega.

  • Avaliação

Alguns critérios devem ser levados em consideração para a avaliação do trabalho:

  • Participação dos alunos nas situações de leitura e discussão sobre os mitos gregos lidos e na retomada de informações importantes sobre as histórias lidas
  • Interação dos estudantes com os colegas nos momentos de realizar os diferentes registros escritos
  • Alterações realizadas no texto com base nas orientações dadas pela professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário